Sejam Bem Vindos

Seja Bem Vindo ao Motiva Blog Show. Muito obrigado por sua visita. Além de conhecer um pouco de nosso trabalho, você poderá contar com ferramentas para auxiliar em sua carreira profissional. / Blog atualizado semanalmente / Conheça também nosso site oficial / Veja mais artigos no RH Portal

Artigos


Confira alguns dos Artigos do Palestrante Jociandre Barbosa, lidos e comentados no mundo inteiro. Publicados na grande imprensa: revistas, jornais e diversos sites renomados:

CONSERTANDO O MUNDO
______________________________________________


Nosso País se encontra em destaque, centro das atenções na mídia internacional em ocasião da inédita transição de governo. Em conseqüência disso, jamais o Brasil esteve tão agitado por expectativas a respeito do futuro.
O que irá mudar? Será possível concertar o País?  

Como eu, um profissional de vendas em plena correria do século XXI, onde o tempo é cada vez mais precioso e escasso, poderei contribuir para que isso aconteça? 
Certa vez um político bom caráter andava preo-cupado com os problemas de seu país e estava decidido a encontrar meios de minora-los.

Um dia, enquanto estava no escritório em sua casa meditando e planejando meios para aquele tão sublinhe objetivo, seu filho de sete anos invadiu a sala (e o seu sossego) insistindo em brincar com o pai. Não querendo perder a concentração em suas pesquisas, tentou com que o menino fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível fazer muda-lo de idéia, recortou em pedaços pequenos um mapa do País que se encontrava numa revista, entregou junto com um rolo de fita adesiva para a criança e disse:  
- "Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o País para consertar... Aqui está nossa nação toda quebrada. Veja se consegue consertá-la bem direitinho, mas não se esqueça: faça tudo sozinho!"

Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Poucas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava eufórico:

- "Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!"
Depois de ver que era verdade o que o menino dizia, perguntou com ar de admiração:

- "Você não sabia como era nosso mapa meu filho, como conseguiu?"

- "Pai , eu não sabia como era o País, mas, quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mapa para consertar, eu tentei... mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem, que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o País!"

“Concertar o homem para concertar o País”.
Como eu, um profissional de vendas em plena correria do século XXI, onde o tempo é cada vez mais precioso e escasso, poderei contribuir para que isso aconteça?

Entre muitos, quero destacar dois dos papéis que os “campeões do futuro” precisam executar:
1º - Acreditar no País com otimismo, torcer por nosso governante, mesmo que por muito tempo não tenha simpatizado com o mesmo ou seu partido político. Calcule: Quanto se ganha por ser pessimista? Quais as grandes realizações que conseguiu com tais pensamentos? Vale a pena investir seu tempo falando em dificuldades e previsões negativas a respeito do futuro?

2º - Plante a semente do otimismo nas pessoas e preserve uma imagem positiva, lutando para vencer os próprios defeitos ao invés de fuçar os alheios . Negatividade inútil é um vício devorador, faz com que as pessoas desistam de seus sonhos, e contribuam para que os outros também desistam.
Concluindo, a receita para grandes realizações nesse ano é: Concerte a maneira de pensar do homem começando por você, pois mesmo que não consiga concertar o País, encontrará energias mais do que suficientes para alcançar o sucesso e a realização.

Publicado por Jociandre Barbosa em: 11/2005  (Revista Você SA)


AJUSTE SEU RELÓGIO NEUROLÓGICO

______________________________________________

A pior maneira de perder tempo é: esquecer de viver o presente pensando no passado ou no futuro.

A humanidade aprendeu a comparar a vida com um "abacaxi a ser descascado", todos os dias temos que descascar um pouco deste abacaxi chamado: vida. Claro que tem aqueles que passam o "abacaxi" adiante, deixando o trabalho de descascar para os pais, colaboradores e etc. De forma comparativa, continuemos com a idéia de compararmos a vida com um abacaxi a ser descascado. Encare a sua vida como um "abacaxi". Quando verde ele é seu futuro, você não deve descasca-lo, pois ao comê-lo, verá que seu sabor é muito desagradável, além disso você terá trabalho dobrado.

O abacaxi podre é comparado ao seu passado, você pode observá-lo de longe mas nunca degustá-lo, embora sua casca esteja quase totalmente desprendida, já não adianta mais perder tempo descascando-o, pois nunca mais poderá ser utilizado.
O seu presente é o abacaxi maduro, doce como o mel, vale a pena empenhar-se em descascá-lo.

Comece agora parando de deixar as coisas para amanhã, aproveite cada segundo, pois cada gota de tempo desperdiçada jamais será recuperada.

Lembre-se de retirar todos os "espinhos", que representam as vezes que você foi tentado a perder muito tempo zangado com alguém, ou depositando a falta de sucesso às amargas e improdutivas lembranças das vezes que alguém cometeu a infelicidade de prejudicá-lo. Viver o agora é organizar seus pensamentos de maneira produtiva. Por exemplo: Neste exato momento você está lendo este parágrafo, e já que é isto que você está fazendo agora, concentre-se unicamente nesta leitura, esquecendo-se momentaneamente de todo o resto. Faça observações de seu ponto de vista, anote ou grife aquilo que você acha mais importante, e verás que o aproveitamento do seu tempo será muito maior.
No trabalho é a mesma coisa, concentre-se unicamente no que  esteja fazendo. Se for atender alguém, imagine que as únicas pessoas no universo são você e ele, naquele momento o passado o futuro e o presente existem
unicamente voltados a esta situação.

Não se separe de um bloco de anotações, o papel não esquece nada do que recebeu, e evitará que você passe vexames por olvidar alguma tarefa. Escreva o que tem de fazer em seguida, e esqueça-se disto momentaneamente, vivendo unicamente em função de sua tarefa presente.

E não é só isso.
Viver o presente é saber separar as tarefas importantes, daquelas de menor valor, levando seu bloco de anotações a todo o tempo consigo, destaque as tarefas mais importantes e faça observações ao dormir, do tempo que em média você gastou com cada tarefa. Anote as tarefas em que você poderia ter gastado menos tempo sem prejudicar o resultado final

Claro que não podemos simplesmente enterrar o passado, ou parar de projetar o futuro. Por tanto, programe-se com a frase:

Organize o seu presente com  as experiências do passado, e estarás palmilhando o maior e mais importante passo para o futuro.
EXTRAÍDO DO LIVRO: CONQUISTA FANTÁSTICA PARA O  NOVO MILÊNIO - JOCIANDRE BARBOSA

JOCIANDRE BARBOSA É CONSULTOR, PALESTRANTE MOTIVACIONAL NAS ÁREAS DE VENDAS, RH E MARKETING EXTRATÉGICO, ESCRITOR, APRESENTADOR DE TV E EMPRESÁRIO DIRETOR DO INSTITUTO MILLENNIUM BRASIL COMPANY.
Publicado em: 09-2005 (Folha de São Paulo)


LIDERANDO ENTRE GIRAFAS E LEÕES!
______________________________________________

O que diferencia um vencedor das pessoas comuns? Sem dúvida, a aptidão de contagiar indivíduos com um ideal e coordenar para que o conglomerado de Universos Existenciais esteja na mesma freqüência de sintonia para as realizações constantes. Em outras palavras, a capacidade de Liderar. Tomar a frente de batalha, conduzindo equipes organizacionais, institucionais, sociais e familiares, desde o ponto de partida de uma visão apaixonante até ao êxito das grandes conquistas. Como? 

1º ESCREVA SUA AUTOBIOGRAFIA
 Então, como nasce um líder? Será que uma estrela brilha mais forte cada vez que o destino escolhe um bebê para ser um líder de sucesso? Talvez você mesmo já deva ter se perguntado: porque não nasci um líder? Porque não consigo fazer meu pessoal trabalhar assertivamente, fazê-los entender e seguir minha linha de raciocino? E logo vem a lápide resposta: “Preciso encarar a realidade não possuo o verdadeiro carisma de um líder, não é este o meu dom!”. A única realidade que deve ser encarada é que um bom líder não nasce feito. Algumas pessoas nascem com talentos natos para liderar e na pratica são verdadeiros fracassos. A saga de um líder se concretiza quando o mesmo primeiramente é revelado pela força de vontade em descobrir-se e o empenho em entender melhor o interior de cada indivíduo; depois formado pelo conhecimento que adquire através de treinamento eficaz, experiência, e boa leitura; e finalmente diplomado por cada gota de tais conhecimentos postos em prática. Não deixe que o acaso faça tudo por você, escreva sua própria biografia nessas três fazes. 

2º SEJA UMA LOCOMOTIVA E NÃO UMA TARTARUGA

Costumo dizer que o Líder deve ser como uma locomotiva. Imagine que a empresa é como um trem seguindo em trilho o seu percurso, cada carreta de um trem é útil, importante e tem funções que jamais poderiam ser executadas unicamente pela cabine locomotiva. Porém é a locomotiva que conduz e dá energia de locomoção a todos os cargueiros. Muitas vezes cargueiros defeituosos permanecem fazendo parte do trem até que sejam consertados, mas, jamais poderíamos dizer o mesmo da locomotiva, ela precisa de manutenção preventiva, atenção aos detalhes seguindo uma rota segura; deve ser o modelo e isso vai muito além de ditar regras, é necessário segui-las com cuidado e entusiasmo. Sem esquecer é claro, que para cumprir sua missão o líder precisa executar a função básica de transformar cada colaborador em uma locomotiva. Por outro lado existe o “líder tartaruga” (se é que podemos chamá-lo de líder), aquele que não segue percurso seguro e ainda por cima “carrega a casa nas costas” acredita no velho chavão: “se quer bem feito faça você mesmo”; Não consegue delegar responsabilidades nem se quer aceita a possibilidade de confiar em sua equipe, está fadado a fazer pela metade o que poderia fazer em equipe e sem se sobrecarregar. 
3º INCENTIVE A CAPACIDADE DE SONHAR EM MEIO A DESAFIOS 

Os sonhos são as flores do jardim da vida. E para cultivá-los e colher de seus frutos, é preciso amar a sobrevivência com a força da determinação mesmo em meio a desafios. Nas savanas da África, as Girafas são um exemplo de sobrevivência e determinação. Observando as gigantescas girafas se alimentado de folhas das frondosas árvores, imaginamos que a sua é a mais tranqüila entre todas as vidas selvagens. Com sua força e tamanho, a girafa pode facilmente esmagar a cabeça de um leão. Seu predador em potencial não representa grande perigo. Mas um dia, a girafa foi um pequeno e frágil filhote. Sua mamãe por vezes sentiu-se impotente diante uma quantidade maior de famintos leões. Metade dos filhotes não completa um ano de vida. Sua batalha pela sobrevivência começa na hora do parto. Da abertura do útero de sua mãe até o chão são dois metros de altura. E depois da dolorosa queda ela tem apenas quinze minutos para dar os primeiros passinhos e em poucas horas já está correndo para fugir de seus ferozes predadores. Essa atitude dos filhotes garante a sobrevivência da espécie. O mais impressionante de tudo isso, é que as girafas criadas em zoológico, levam mais tempo para aprender a correr, são mais frágeis e menos resistentes aos perigos da vida. Com nós seres humanos, ocorre a mesma coisa, a ausência de desafios nos deixa acomodados e pouco resistentes diante as adversidades. Os desafios nos dão movimento e aguçam nossa vontade de vencer, por isso, entre girafas e leões acredite em seus sonhos e incentive sua equipe a fazer o mesmo.

Essas três regras básicas mostram que Para trazer ordem às equipes não basta dispor de trabalho conjugado, o fato de várias pessoas trabalharem em conjunto não quer dizer que formam uma equipe eficaz. Uma verdadeira equipe só existe onde há um líder apaixonado pelo que faz, dedicado em sua missão e capacitado a criar sintonia no grupo em qualquer situação, aquele que está preparado para lidar com o esperado e o inesperado de forma criativa e diligente. Então: Faça-os trabalhar e serás chamado de ditador; trabalhe para eles e não será superior a um escravo; trabalhe com eles e seja um líder vencedor.
Publicado por: Jociandre Barbosa em: 09-2007 (Revista Venda Mais)